Melhores filmes em cartaz (atualizado constantemente)

1) “O Cidadão Ilustre”: Obra-prima. Os diretores argentinos acertaram de ponta a ponta: construção de roteiro perfeita, argumento consistente, tensão crível, humor ácido e inteligente, e atuação impecável do excelente protagonista Oscar Martínez. Brilhante.

2) “Lady Macbeth”: Excelente. Um tratado precioso e preciso sobre a perversão. O diretor estreante William Oldroyd conduz com maestria de veterano as sutilezas da história de uma mulher oprimida “virando o jogo” contra uma lógica machista do século XIX. O roteiro é todo pensado em uma linguagem sadomasoquista. Polanski (“Lua de Fel”) aplaudiria esta obra, imperdível.

3) “Últimos Dias em Havana”: Ótimo. Triste e melancólica história de um homem soropositivo, nos cuidados terminais de um fiel amigo obsessivo e desvitalizado. O diretor nos expõe uma Havana em decomposição, assim como o protagonista. Vazio nas relações, desesperança. Apesar disso, um belo toque de humor e afeto.

4) “O Filme da Minha Vida”: Ótimo! O filme começa apenas ok, cresce muito ao longo da projeção, até encerrar com maestria. Selton Mello (de “O Cheiro do Ralo”), o melhor ator do país, vai muito bem como diretor (como em “O Palhaço”), ainda q naturalmente possa evoluir nesta função. Ótimas frases, atuações em muito bom nível, destaque para o personagem do próprio Selton.

5) “Annabelle 2: A criação do mal”: Ótimo! Todos os filmes tocados pelo aqui produtor James Wan (diretor dos excelentes “Invocação do Mal” e “Sobrenatural”) têm alcançado uma excelência diferenciada no geralmente fraco mundo do cinema de horror. Sustos constantes, atmosfera bem criada, enfim, uma pérola para os fãs do gênero.

6) “Monsieur & Madame Adelman”: Muito bom. A história de amor e de vida de um casal atípico, desde a juventude até a morte. Numa pegada bem humorada, quase sátira, o filme trata das idiossincrasias e incoerências das escolhas cotidianas, fracasso e sucesso, nos bastidores da biografia de um grande escritor e sua esposa. Tem um estilo próximo a “Eu, Mamãe e os Meninos”, porém o roteiro escorrega em alguns momentos, comprometendo significativamente o enorme potencial da obra.

7) “Uma Mulher Fantástica”: Muito bom, especialmente pela ótima atuação da protagonista transexual, Daniele Vega, q segura o filme. O diretor, no entanto, patina várias vezes na construção da trama, como em 2 cenas surrealistas, desconectadas da linguagem adotada no restante do filme.

8) EXTRAS IMPERDÍVEIS:

8.1) “Fantasia” e “Apocalipse Now Redux” (na Mostra “Som: A história que não vemos”)

8.2) “Histórias que só Existem quando Lembradas”

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